Rua Josefina Mandotti, 344 - Sala 21 - Jardim Maia - Guarulhos - SP
(011) 2508-5918


Acupuntura Chinesa

Acupuntura Chinesa em Guarulhos
A acupuntura é uma técnica milenar de tratamento através de agulhas. Teve sua origem na China e hoje é utilizada no mundo inteiro, inclusive indicada por muitos médicos e outros tipos de profissionais.
A técnica baseia-se na inserção de agulhas em pontos específicos no corpo. Esses pontos irão ativar os neurotransmissores, mandando estimulo ao cérebro. Assim temos uma resposta para aquilo que precisamos (tratamento de dor, alterações mentais, emocionais e etc).
O tratamento de acupuntura pode ser realizado por qualquer pessoa de qualquer idade, tendo raríssimas contra indicações. Por esse motivo, é uma técnica cada vez mais adotada pelas pessoas que buscam alternativas para suas queixas.
A acupuntura pode ser utilizada para qualquer tipo de tratamento. Listamos aqui alguns motivos em que você pode procurar um profissional acupunturista:
-
Ansiedade
-
Depressão
-
Síndrome do Pânico
-
Baixa imunidade
-
Rinite/Sinusite
-
Insônia
-
Dores em geral
-
Retenção de líquido
-
Infertilidade
-
Menstruação irregular
-
Anemia
-
Diabetes
-
Colesterol
-
Constipação
-
Zumbido no ouvido
-
Bruxismo
-
Escoliose
-
Artrite, Artrose
-
Osteoporose
-
Câimbras
-
Infecção urinária
-
Problemas visuais
-
Stress emocional
-
Dores musculares
-
Fibromialgia
-
Tremores
-
Labirintite
-
Impotência Sexual
-
Lombociatalgias
-
Problemas gástricos

Curiosidades sobre acupuntura:
A Acupuntura dói?
R: A técnica de acupuntura, quando utilizada corretamente, pode causar uma dor leve na colocação da agulha. As agulhas de acupuntura podem causar outros tipos de sensações como uma leve queimação, formigamento e até pequenos choques, mas sempre sensações leves e suportáveis.
As agulhas da acupuntura podem ser reutilizadas?
R: Não é recomendado reutilizar agulhas de acupuntura. As agulhas são estéreis e devem ser descartadas logo após a utilização.
Quantas sessões de acupuntura são necessárias para um bom resultado?
R: Não existe uma quantidade exata de sessões, pois cada tratamento é de um jeito. Algumas pessoas sentem melhora logo na primeira sessão e outras começam a sentir após algumas sessões.
Crianças e idosos podem fazer acupuntura?
R: Sim, a acupuntura pode ser realizada em qualquer idade. Temos que ter atenção aos pontos utilizados para que se tenha o menor desconforto possível já que em crianças temos dificuldade de colaboração e em idosos temos regiões do corpo muito frágeis.
Posso utilizar acupuntura para emagrecer?
R: Sim. A acupuntura pode ser combinada com diversos fatores para auxiliar no emagrecimento, ajudando a controlar o excesso de peso e as alterações mentais que fazem a pessoa comer mais, como a ansiedade. Lembrando que a acupuntura deve ser combinada com uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos.
É normal ocorrer sangramento após a realização da acupuntura?
R: Sim, principalmente na retirada das agulhas. Não são todos os pontos que sangram, mas o sangramento indica que houve movimentação de energia naquele ponto. Geralmente o sangramento é pequeno e cessa pressionando um pedaço de algodão na região.
Posso parar de tomar meus remédios e fazer meu tratamento apenas com a Acupuntura?
R: Não recomendamos parar de tomar qualquer medicamento sem o consentimento do seu médico. A acupuntura pode auxiliar no tratamento, mas muitas vezes deve ser combinada com outros tipos de tratamentos médicos. Somente deixar de tomar algum medicamento se o seu médico autorizar.
Moxaterapia:
A moxa é uma técnica muito utilizada na acupuntura. Baseia-se na combustão de uma erva chamada Artemísia. É utilizada para introduzir a energia que gera calor dentro do corpo, prevenindo vários tipos de doenças. Ajuda no tratamento de dores em geral e também a trazer energia em pessoas desmotivadas, depressivas, tristes e etc.
Podemos utilizar a moxa combinada com as agulhas em um tratamento ou também podemos utilizá-la sozinha, para um paciente que tem medo de agulhas por exemplo.
Auriculoterapia:
A auriculoterapia consiste em outra técnica que utiliza pontos no pavilhão auricular (chamado de microssistemas) e tem o mesmo mecanismo de ação da acupuntura: estimular pontos específicos para que os nossos neurotransmissores mandem resposta ao cérebro.
Temos uma variedade imensa de pontos na região auricular. Essa técnica pode ser complementar ao tratamento de acupuntura ou uma alternativa para os clientes que por algum motivo não possam realizar a acupuntura sistêmica (que são as agulhas no corpo).
Os pontos da região auricular podem ser estimulados por agulhas, sementes, laser, eletroterapia, cristais radiônicos, entre outros.
Ventosaterapia:
A ventosaterapia é uma técnica utilizada para liberação de energia estagnada e aumento de oxigênio nas corrente sanguínea e nos tecidos. É uma técnica muito utilizada em sintomas de dor, porém também pode ser usada em pontos de acupuntura nos casos em que o cliente está com um excesso de energia na região. Ao utilizar a ventosa, temos um aumento da circulação do local, fazendo com que o oxigênio aumente e que a energia circule de forma correta.
É muito comum observarmos a ventosaterapia na rotina dos atletas, promovendo alívio nas dores musculares. Porém, essa não é a única função das ventosas e ela pode ser utilizada para uma série de tratamentos.
Eletroterapia e Magnetoterapia através do equipamento HaiHua
O Haihua é um equipamento terapêutico utilizado pelos chineses há mais de 20 anos. Trata-se de uma técnica que combina a Eletroterapia com a Magnetoterapia em um mesmo estímulo. Isso acontece porque o aparelho possui dois eletrodos com magnetos de Neodímio em suas pontas, ao mesmo tempo em que as ondas eletrônicas são ativadas, os magnetos auxiliam a passagem da corrente elétrica e oferecem nutrição aos tecidos.
Essa nutrição ocorre porque os magnetos direcionam-se ao ferro. O ferro está dentro da nossa hemoglobina, que é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos, responsável por transportar oxigênio pelo organismo. Quando o magneto atrai o ferro, ele está trazendo oxigenação ao tecido, oferecendo nutrição a região. Com a região nutrida, temos uma harmonização de energia, resultando no alívio da dor.
A potência do Hai Hua pode equivaler ao estímulo de mais de 100 agulhas. Por este motivo o tratamento tem uma resposta rápida, podendo aliviar de 30% até 100% da dor já na primeira sessão.
Podemos utilizar os eletrodos do hai hua nos pontos de acupuntura para os mais diversos tipos de tratamento, sendo uma alternativa para as pessoas que não se adaptam ao tratamento com agulhas.
O procedimento é muito eficaz nos casos de dores agudas ou crônicas e inflamações.
O alívio em alguns casos é imediato.
A seguir temos algumas patologias que podem ser tratadas com o Hai Hua:
-
Cervicalgia
-
Dorsalgia
-
Lombalgia
-
Dores na região sacral
-
Dor no quadril
-
Entorses
-
Artrite
-
Artrose
-
Tendinite
-
LER/DORT
-
Fascite plantar
-
Dores musculares em geral
-
Dores causadas por fibromialgia
-
Enxaqueca
-
Dor nos ombros
-
Dor no pescoço
-
Dor no ciático
-
Cólicas
-
Dor na ATM
-
Zumbido no ouvido
-
Bruxismo
-
Labirintite
-
Dor no joelho
-
Alterações no intestino
Além das queixas físicas, o Haihua também pode auxiliar nas queixas mentais e emocionais, pois podemos atuar em qualquer ponto de acupuntura. São exemplos:
-
Tensão emocional
-
Ansiedade
-
Depressão
-
Bipolaridade
-
Insônia
-
Compulsão alimentar
-
Irritabilidade
-
TPM
-
Síndrome do pânico
O haihua também pode ser utilizado em casos de paralisia facial causada pelo AVC ou por qualquer outra etiologia. Em casos de paralisia recente, os resultados costumam aparecer rapidamente.
A Auriculoterapia também pode ser realizada com o Hai Hua. Para esta técnica, utilizamos uma caneta junto ao aparelho, gerando ondas eletrônicas no pavilhão auricular. Os pontos utilizados são os mesmos das outras técnicas de auriculoterapia, portando podemos utilizar para o tratamento da grande maioria das queixas.
O tratamento com o Haihua tem pouquíssimas contra indicações, devemos apenas ter uma atenção especial aos pacientes que possuem marca-passo , pacientes com próteses ou pinos metálicos e gestantes.
Cone Hindu:
A cone hindu está presente em diversas técnicas pelo mundo. Sua utilização teve início na medicina indiana, passando pelos Estados Unidos, Egito e China. Ao longo dos anos foi sendo descoberta por diversos países, tomando seu espaço também no Brasil.
A técnica com o cone hindu utiliza o fogo, o calor e a luz para desobstruir e equilibrar nossos canais energéticos.
Essa combinação é muito eficaz para diversos tipos de patologias e dependendo do caso pode ter alívio imediato.
A principal via de utilização para o cone hindu é o ouvido, mas ele também pode ser utilizado em diversas regiões, inclusive nos meridianos e chacras do nosso corpo.
Existe uma série de queixas que podem ser tratadas com o cone hindu. Segue algumas principais:
-
Zumbido
-
Rinite
-
Sinusite
-
Otite
-
Perda da audição (dependendo do grau)
-
Labirintite
-
Enxaqueca
-
Ansiedade
-
Estresse
-
Insônia
O tratamento com o cone hindu não tem restrição de idade, pode ser realizado em crianças se a mesma for colaborativa ao tratamento, em idosos e também em grávidas.
Perguntas frequentes:
O cone hindu tira cera do ouvido?
R: Não. A técnica do cone hindu ajuda a retirar o excesso de mucosidade do ouvido. Quando isso acontece o cliente tem uma sensação de limpeza porque a cera fica mais condensada, porém essa sensação logo desaparece e a cera voltará a incomodar.
Se o seu objetivo é apenas retirar a cera do ouvido, o ideal é passar com um médico para que o mesmo faça essa limpeza.
Neste caso o cone hindu pode ser útil após a retirada da cera, auxiliando para que não haja acúmulo novamente.
O cone hindu pode ser utilizado em crianças?
R: Sim, o cone hindu pode ser utilizado em qualquer idade, porém dependemos da colaboração da criança. Vamos explicar o procedimento e caso a mesma concorde damos andamento normalmente.
Quantas sessões são necessárias para o tratamento?
R: Não temos uma quantidade exata de sessões porque depende da evolução do cliente ao tratamento. Alguns clientes têm uma melhora nas primeiras sessões e outros precisam de uma quantidade maior.
O tratamento com o cone hindu é dolorido?
R: Não. O procedimento do cone hindu é indolor. O que pode ocorrer é uma sensação de calor por conta do fogo, mas é uma sensação leve.
Posso utilizar o cone hindu para prevenir de inflamações geradas pelo inverno como Sinusite e Rinite?
R: Sim. O cone hindu pode ser utilizado como prevenção, principalmente nas épocas que temos inflamações mais frequentes, que é o caso do inverno.